A tecnologia nas salas de cinema

Salas XD, 3DX, 4DX. Som sunrround, stereo. A tecnologia a serviço do entretenimento.

Posted by C. Rocha 12 de maio, 2018

A tecnologia evolui e com ela trazem inovações, além de facilidade e qualidade. O cinema ao longo do tempo também se modernizou melhorando seu sistema de áudio e vídeo trazendo melhores salas com mais conforto, qualidade de imagem e sons melhores e nítidos.

Antigamente os cinemas era exibido com câmeras de 35mm (as mesmas usadas em câmeras fotográficas antigamente), eles inseriam rolos de filmes dentro das câmeras e a posicionavam para q a luz passasse por entre as imagens e transpor elas a alguma tela. Essas luzes tinham q ser forte para que as imagens saíssem boas, depois de um tempo eles utilizaram lâmpadas de xênon, que chegaria a potência de 5000 watts para melhor performance de imagem já que as luzes chegavam há incríveis 16000 lumens (era tão forte poderia até perder parte da visão se você olhar diretamente para ela) e mesmo sendo o mais antigo, ainda dava uma resolução de 2048 pixel por 1080 pixel. O sistema de som era gravado junto com os rolos de 35mm e 70mm (mais atuais), saindo um som óptico analógico (bem parecido com as de fitas cassetes musicais). As telas era um telão simples com tamanho de 5,1m de altura por 12m de lagura.

Tempo depois, em 2014 começou a haver mudanças tecnológicas, aposentando os sistemas de filmes de fotografias para um sistema digitais dando melhor qualidade de imagem, não era muita pois tinha que prestar atenção um pouco na tela. Teve melhorias de som e menos trabalhos na preparação do filme, isso porque havia um grande trabalho para organizar as fitas para iniciar um filme. Já os sistemas digitais não, com a implantações de computadores e driver (disco rígido), ficou muito fácil em organizar filmes e até preparação de comerciais.

Com esse avanço dos sistemas digitais e não por rolo começaram a melhorar a qualidade de imagem e de som. Os projetores tiveram uma boa adaptação e melhorias e com isso inovações nas salas. Entre elas foi a geração de óculos 3D que trabalha a base de duas imagens, (vermelho e azul) para dar efeito de aproximação na frente dos usuários, ou seja, os óculos 3D criam uma projeção de profundidade de imagem dando essa sensação de estar perto de você.

O Imax

Um sistema diferenciado no cinema é o Imax. Esses sistema foi uma adaptação (desde a era dos 70mm de filme) nas cameras. As câmeras do Imax são próprias na gravação na dando uma imagem mais ampla e qualidade de imagem muito melhor ao sistema 2D covencional. Como as gravações foram feitas nas lateralmente nas de 70 mm, então a exibição do filme tinha melhor tela e uma utilização curva.

Fonte: OZI audiovisuais

As gravações do Imax hoje possuem duas câmeras para gravação de cena, uma das razões é para ter mais precisão, (Nitidez) e qualidade de imagem (Também para uso do 3D). O Imax tem telas de 16m de altura por 22 de largura e os projetores emitem até 10000pixel por 7000pixel.

Para você perceber a diferença aqui esta um link de um trailer gravado com câmera normal e uma câmera Imax clique aqui:

Salas como XD, Macro XE são salas de cinema com melhores qualidade de imagens, pois os telões têm pequenas telas prateadas que aumentam a luz quando o projetor ligado conjunto as telas brancas. Possui um bom sistema de som que varia entre 10 a 13 canais surround dando melhores intensidades e ótima qualidade de som. Para ter uma ideia a potência sonora podem chegar até 13000Watts de potência.

O 4DX, assim como o D-BOX veio para trazer ao publico mais a sensação de estar presente em um filme. Já possuindo a tecnologia em 3D, as cadeiras foram criadas especialmente para interagir com as cenas que se passam na tela, ou seja, enquanto as sequências de ação passam nas telas, as cadeiras balançam na maneira que o filme interage. Ela consegue simular qualquer coisa do filme como queda, vibrações, trepidação, aceleração e frenagem, colocando você ainda mais dentro do filme. O sistema de som dessas telas é bem preparado para cada sessão, ela tem sistema surround com 13 canais, (parecidos com os Macro XE e XD) e as e potência que chega até 13000 watts de potencias. A diferença entre as salas D-BOX para as salas 4DX é que as cadeiras do D-BOX elas podem ser controladas pelo usuário e as do 4DX não. Outras diferenças são as luzes do 4DX que simula efeitos de luz como raios, explosões intensas entre outros, além disso o cinema possui pequenos esguicho de água perto dos acentos que esguicham agua em alguns momentos. Sem contar com os ventiladores potentes que simulam a realidade do filme como temperatura, vento, nevoa, aromas e bolhas nos casos de filmes infantis


Sala com tecnologia 4DX


Projetores Imax

Cinema com tecnologia Imax